DestaqueUOL

Governador republicano do Texas promulga lei que criminaliza entrada irregular de migrantes e desafia presidente democrata.







Governador do Texas promulga lei contra entrada irregular de migrantes

Governador do Texas promulga lei que criminaliza entrada irregular de migrantes

O governador do Texas, o republicano Greg Abbott, promulgou nesta segunda-feira (18) uma lei que criminaliza a entrada de migrantes de maneira irregular neste estado fronteiriço com o México, em um claro desafio ao presidente democrata Joe Biden.

A lei, que entrará em vigor em março, cria um crime por entrar ilegalmente no Texas a partir de um país estrangeiro e prevê até 20 anos de prisão por reincidência, afirmou o governador durante a cerimônia de assinatura.

Além disso, as autoridades locais terão o poder de deter os migrantes que não possuam a documentação necessária para entrar, e os juízes poderão expulsá-los do país.

Essa medida marca mais uma ação do governo do Texas no sentido de reforçar a segurança na fronteira com o México, em meio a um aumento no número de migrantes que tentam entrar no país de forma irregular.

O presidente Joe Biden já enfrenta pressão para lidar com a crise na fronteira sul dos Estados Unidos, e a promulgação dessa lei pelo governador Abbott certamente adiciona mais tensão ao debate sobre imigração no país.

Espera-se que a legislação enfrente desafios legais e críticas por parte de grupos de direitos humanos e defensores dos imigrantes, que argumentam que a medida é excessivamente severa e viola os direitos humanos dos migrantes.

Enquanto isso, o governo de Joe Biden tem buscado implementar políticas mais inclusivas e menos punitivas em relação à imigração, o que cria um claro confronto de ideologias com o estado do Texas e outras jurisdições lideradas por políticos republicanos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo