Carioca Tayana Medeiros conquista medalha de ouro e quebra recorde paralímpico no halterofilismo em Paris

A carioca Tayana Medeiros brilhou neste domingo (8) nos Jogos Paralímpicos de Paris ao conquistar a medalha de ouro na categoria até 86 quilos do halterofilismo. Com um levantamento de 156 quilos, a atleta não apenas garantiu a vitória, mas também estabeleceu um novo recorde paralímpico. Em uma disputa acirrada, a chinesa Feifei Zheng ficou com a prata ao levantar 155 quilos, enquanto a chilena Marion Alejandra Serrano conquistou o bronze com 134 quilos.

Em uma emocionante declaração após sua vitória, Tayana Medeiros revelou a importância da conquista e os desafios que superou para chegar até ali. Com humildade, a atleta de 31 anos destacou que estava mais do que preparada para alcançar o feito inédito em sua carreira. Originária do Morro da Fé, uma das favelas do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, a halterofilista passou por grandes mudanças em sua vida nos últimos três anos. Desde a mudança para Uberlândia até deixar sua casa para morar em outro estado, Tayana ressaltou que todo o esforço valeu a pena ao conquistar a medalha de ouro em Paris.

Esta foi a quarta medalha do Brasil no halterofilismo nos Jogos Paralímpicos de Paris. Além do ouro de Tayana Medeiros, o país também conquistou o primeiro lugar com Mariana D’Andrea na categoria até 73 quilos, e os bronzes de Lara Lima na categoria até 41 quilos e Maria Fátima de Castro na categoria até 67 quilos. A delegação brasileira segue mostrando seu talento e capacidade nas competições paralímpicas, orgulhando o país e inspirando outras gerações de atletas.

Sair da versão mobile