Deputado federal Glauber Braga é detido durante protesto na Uerj; ação policial gera polêmica e repercussão nas redes sociais[embed]https://www.youtube.com/watch?v=A09k0CbpcmE[/embed]

Glauber Braga sendo detido pela polícia durante protesto na Uerj – Foto: Reprodução/TV Globo

O deputado federal Glauber Braga (PSOL) foi detido na manhã desta sexta-feira (20/09). Ele participava de um ato de ocupação no campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Zona Norte da capital fluminense, quando foi levado por agentes do Batalhão de Choque da Polícia Militar (PMERJ) que realizavam a desobstrução do local em meio a um protesto de estudantes.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais, é possível ver Glauber sendo conduzido por policiais e colocado em um ônibus da PMERJ. Além dele, três alunos da instituição, que resistiam à ação policial, também foram levados pelos agentes.

De acordo com a também deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL), esposa de Glauber, o parlamentar está bem, apesar dos olhos ardendo.

Assista

Desocupação

Por volta das 15h10 desta sexta, o Batalhão de Choque da PMERJ, cumprindo decisão judicial da 13ª Vara de Fazenda Pública, retirou os estudantes que ocupavam a Uerj. Para tal, foi necessária a utilização de bombas de efeito moral. Os alunos estavam no local desde julho. Eles são contrários, por exemplo, às alterações referentes à concessão de bolsas estudantis.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Deputado federal Glauber Braga é detido pela polícia durante protesto na Uerj; vídeo

Essa ação da polícia gerou polêmica e debates sobre a atuação da força policial em manifestações públicas. O deputado Glauber Braga se pronunciou nas redes sociais, afirmando que a detenção foi arbitrária e que ele estava exercendo o seu direito de manifestação pacífica. Além disso, muitas pessoas se solidarizaram com a situação e protestos em apoio ao parlamentar estão sendo organizados.

É importante ressaltar que o direito de manifestação é garantido pela Constituição e qualquer uso excessivo de força por parte das autoridades deve ser repudiado e investigado. A liberdade de expressão e o direito de protesto são pilares fundamentais de uma sociedade democrática e devem ser protegidos e respeitados em todas as instâncias.

Sair da versão mobile