DestaqueDiário do Rio

STF começa a julgar recurso que pode desobrigar bares e restaurantes do RJ a servirem água filtrada aos clientes






STF julga recurso sobre oferta de água filtrada em restaurantes do RJ

Imagem meramente ilustrativa – Foto: Reprodução

O Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando um recurso da Associação Nacional de Restaurantes (ANR) contra uma lei estadual do Rio de Janeiro que determina a oferta de água filtrada de forma gratuita em estabelecimentos gastronômicos. A norma, de número 7.047/2015, foi sancionada pelo então governador Luiz Fernando Pezão. O Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) já havia se posicionado favoravelmente à lei.

No STF, o relator do caso, Dias Toffoli, havia negado o recurso da ANR em agosto de 2023. No entanto, a associação recorreu e o caso foi levado à Segunda Turma da Casa, que decidiu discutir o assunto no plenário por unanimidade, argumentando que se trata de uma contestação a uma lei estadual.

Nesta sexta-feira, até o momento, apenas o ministro Dias Toffoli proferiu seu voto. Ele destacou que os argumentos apresentados pela ANR não são suficientes para modificar a sua decisão. Toffoli ressaltou a importância de conciliar a livre iniciativa com a defesa do consumidor, considerando que a oferta de água potável em estabelecimentos atende à dignidade da pessoa humana, ao direito à vida e à saúde.

ANR justifica

A ANR justificou o pedido de revisão ao STF alegando que a responsabilidade de fornecer água filtrada caberia ao Governo do Estado, que deveria arcar com esse custo diretamente ou através de uma concessionária de serviços públicos.

Publicidade

Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp STF começa a julgar recurso que pode desobrigar bares e restaurantes do RJ a servirem água filtrada aos clientes


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo