DestaqueUOL

População pede mais árvores e propostas para o meio ambiente em São Paulo diante da poluição e falta de espaços verdes

Mais árvores e propostas para o meio ambiente

Apesar de o governo do estado ter divulgado nesta semana diretrizes para a saúde, que incluem evitar atividades ao ar livre, moradores da região lotaram o espaço de lazer do Sesc. Áreas externas e piscinas ficaram bem cheias após as 12h. A analista de operações imobiliárias, Elen Oliveira, 36, está há três dias em São Paulo para encontrar a família e afirma estar “impressionada” com o “céu cinza” da cidade.

Elen diz que nasceu em São Paulo, mas mora em Itapeva, Minas Gerais. Segundo ela, a qualidade do ar parece estar “pior” na capital paulista do que no município mineiro em que vive. “Lá é mais fresco e aqui mais seco”, diz ela que tem utilizado soro para aliviar a respiração.

Analista de operações, Elen Oliveira acredita que São Paulo precisa de mais árvores
Analista de operações, Elen Oliveira acredita que São Paulo precisa de mais árvores Imagem: Fabíola Perez/UOL

Analista diz que não costumava buscar informações sobre meio ambiente, mas agora se considera “mais consciente”. “Com tantos canais de informação, a gente se conscientiza muito mais”, afirma. Para ela, a cidade precisa de mais praças e árvores. Além disso, Elen diz ainda que gostaria que políticas de meio ambiente fossem ensinadas em escolas infantis. “Na nossa época não tinha, tenho sobrinhos e me preocupo. Seria interessante se as crianças começassem a aprender sobre meio ambiente desde cedo”, afirma.

Dia a dia dificultado. A dona de casa Carmen Fernandes, 62, diz que a poluição e a falta de coleta de lixo afetam o dia a dia de sua família. Moradora do bairro Ermelino Matarazzo, também na zona leste de São Paulo, Carmen diz que é a primeira vez que visita o Sesc Belenzinho para fugir do calor do bairro em que vive. “Está ruim de respirar, é muita poluição e poeira”, diz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo