DestaqueUOL

Kamala Harris avança nas pesquisas após debate e se distancia de Donald Trump, aponta levantamento da Reuters/Ipsos.

Kamala sobe

A primeira grande pesquisa nacional realizada depois do debate de terça à noite mostra um pequeno avanço de Kamala Harris, embora dentro da margem de erro. Segundo o levantamento Reuters/Ipsos, a diferença da candidata republicana para Donald Trump passou para 5 pontos, um a mais do que na pesquisa anterior, realizada entre 21 e 28 de agosto. 53% dos pesquisados disseram que a Kamala venceu o debate, ante 24% que viram vitória do republicano. Na divisão partidária, 91% dos eleitores democratas acham que Kamala se saiu melhor. Entre os republicanos, apenas 53% consideram Trump o vencedor. As eleições nos EUA, porém, são decididas pelo colégio eleitoral, com delegados escolhidos nas votações estaduais. Nas duas últimas vezes em que os democratas deixaram o poder, o partido teve mais votos nacionalmente do que os republicanos, mas perdeu a eleição.

México derruba todo o Judiciário

O presidente do México anunciou que irá promulgar no domingo uma lei que destitui todos os juízes do país, incluindo os da Suprema Corte. Os postos serão preenchidos posteriormente por meio de eleição popular. É uma das maiores reformas do Judiciário já realizadas por uma grande democracia. A medida já foi aprovada pelo Congresso e por 20 dos 32 governadores. López Obrador e os defensores da reforma dizem que a iniciativa vai democratizar a Justiça e acabar com um sistema elitista e corrup…

Raciocínio artificial

A OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, anunciou o lançamento de uma ferramenta que seria capaz de “raciocinar”. A “o1” foi definida pelo fundador da empresa, Sam Altman, como “um novo paradigma, uma IA que pode fazer raciocínios complexos de propósito geral”. A diferença dela para os modelos anteriores é a capacidade de “reconhecer e corrigir seus erros, decompor etapas mais delicadas em outras mais simples e aprender a testar um enfoque diferente quando o primeiro não funciona”. A empresa, porém, reconheceu que a tecnologia “ainda apresenta falhas, é limitada e parece mais impressionante na primeira vez que é usada do que após certo tempo”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo