DestaqueSenado Federal

Destruição do Cerrado preocupa senadores em abertura da Comissão de Meio Ambiente na semana do Dia Nacional do Bioma

Senadora alerta para a grave situação de destruição do Cerrado durante sessão da Comissão de Meio Ambiente do Senado

Na abertura dos trabalhos da Comissão de Meio Ambiente (CMA) nesta quarta-feira (11), a presidente do colegiado, senadora Leila Barros (PDT-DF), fez um discurso impactante chamando a atenção dos demais senadores para a destruição acelerada do Cerrado, um bioma característico da Região Centro-Oeste e presente em diversos estados brasileiros.

A senadora iniciou sua fala lembrando que o dia 11 de setembro é celebrado como o Dia Nacional do Cerrado, porém ressaltou que as comemorações são escassas devido à preocupante situação do bioma.

“O Cerrado é a savana mais biodiversa do planeta, fundamental para a recarga dos aquíferos e para a regulação do clima. Nossa região deveria ser naturalmente abundante em água, com cachoeiras conhecidas mundialmente. Infelizmente, as ameaças ao Cerrado só aumentam a cada ano”, lamentou a senadora.

Leila também destacou que as queimadas e a destruição do Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia, representam uma grave ameaça à saúde e à vida das pessoas. Ela ressaltou a incidência recorde de focos de incêndio em 2024 e citou o recente incêndio que devastou uma parte significativa do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

A senadora enfatizou a urgência de ações concretas para enfrentar a situação, considerando a atual crise hídrica e a poluição do ar causada pelas queimadas. Ela convocou os membros da comissão a debater e implementar políticas efetivas em prol da preservação do Cerrado e do futuro do país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo