DestaqueSenado Federal

Arraial do Pavulagem é reconhecido como patrimônio cultural nacional pela lei sancionada pelo presidente Lula da Silva




Arraial do Pavulagem é reconhecido como manifestação da cultura nacional

O Arraial do Pavulagem foi oficialmente reconhecido como manifestação da cultura nacional, de acordo com a lei 14.961, sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na última quarta-feira (4). Este grupo musical, que anima as ruas de Belém (PA) durante os festejos juninos, arrastando cortejos coloridos em torno da roda de boi, recebeu o título de Patrimônio Cultural de Belém em 2017 e, posteriormente, em 2020, foi consagrado como Patrimônio Cultural do estado.

O projeto de lei (PL 4.284/2019) que resultou na legislação federal foi apresentado na Câmara pelo ex-deputado Cássio Andrade (PA) e teve aprovação no Senado neste ano, com voto favorável do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), relator da proposta. Em seu relatório, Zequinha destaca a importância do grupo, fundado em 1986, que promove cortejos animados pelas ruas de Belém, reunindo milhares de pessoas vestidas com roupas típicas e elementos culturais da região.

Segundo o relator, “O Arrastão do Pavulagem é um dos folguedos promovidos pelo grupo. A trajetória do grupo é marcada por mais de três décadas de dedicação à pesquisa, produção e valorização da cultura popular amazônica”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo