Câmara dos DeputadosDestaque

Lei sancionada por Lula facilita obtenção de crédito para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. Medida beneficia produtores rurais.







Lula sanciona lei para facilitar obtenção de crédito após enchentes no Rio Grande do Sul

04/09/2024 – 08:53

Mauricio Tonetto/Secom

Porto Alegre inundada pelas fortes chuvas de abril e maio

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei com o intuito de auxiliar as pessoas físicas e empresas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A medida dispensa as restrições legais para a obtenção de crédito em agências de fomento oficiais.

As agências de fomento são instituições financeiras que fornecem capital de giro e capital fixo para empreendimentos. Com essa nova disposição legal, os produtores rurais do estado poderão ser os principais beneficiados.

De acordo com a lei sancionada, as pessoas interessadas precisarão apenas comprovar regularidade com o INSS e com as parcelas do fundo de garantia (FGTS) devidas antes do evento climático que causou as enchentes, até março.

A nova legislação, Lei 14.958/24, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (4) e altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024. O projeto, originado da Presidência da República, foi aprovado em sessão conjunta do Congresso Nacional, tendo o deputado Claudio Cajado (PP-BA) como relator.

Uma emenda incluída na lei garante que as “Salas Lilás”, espaços especializados em atendimento humanizado para mulheres e meninas vítimas de violência doméstica ou sexual, possam ser financiadas no âmbito do programa “Antes que Aconteça”. Essa emenda foi proposta pela deputada Soraya Santos (PL-RJ) e pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).

O programa nacional Antes que Aconteça, criado este ano, tem como objetivo promover uma resposta coordenada e mais eficiente na proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa prevê uma série de ações para atender as vítimas de violência.

Reportagem: Janary Júnior
Edição: Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo