Agência BrasilDestaque

SBPC abre inscrições para o 6º Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, dedicado a jovens talentosas em carreira científica.

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) anunciou a abertura das inscrições para a 6ª edição do renomado Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher. Este prêmio, que já reconheceu 22 cientistas em suas edições passadas, tem como objetivo destacar jovens talentosas que demonstram criatividade, rigor metodológico e potencial para contribuir significativamente com o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Para esta edição, a premiação está voltada para estudantes do ensino médio e de nível superior que tenham interesse em seguir carreira científica. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de outubro, e a SBPC espera superar o recorde de 446 indicações recebidas na edição anterior.

As interessadas em participar do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher devem se inscrever através de um formulário online disponível no site da SBPC. Além disso, é fundamental que as candidatas sejam indicadas por professores, orientadores, coordenadores de escola ou organizadores de olimpíadas e feiras científicas nacionais.

O processo de seleção escolherá seis vencedoras, sendo três alunas do ensino médio e três do ensino superior. As ganhadoras terão a oportunidade de apresentar seus projetos na 77ª Reunião Anual da SBPC, que está prevista para ocorrer em julho de 2025. Além disso, as premiadas participarão de uma mentoria com pesquisadores renomados, agregando ainda mais valor ao seu desenvolvimento acadêmico.

A cerimônia de premiação está agendada para o dia 11 de fevereiro de 2025, data que coincide com o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. O evento será transmitido ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube, permitindo que um amplo público acompanhe a celebração das vencedoras.

O Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é uma iniciativa essencial para incentivar e reconhecer o trabalho de jovens cientistas brasileiras, destacando seu potencial e contribuição para o avanço da ciência no país. Este reconhecimento é fundamental para promover a equidade de gênero no meio científico e para inspirar novas gerações de mulheres a seguirem carreiras na área da ciência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo