DestaqueUOL

Ministério da Saúde inicia obras para nova unidade de atendimento a comunidades yanomami em Roraima em parceria com CUFA.




Novo Centro de Saúde para Comunidades Yanomami em Roraima

O Ministério da Saúde anuncia a construção de uma nova unidade de atendimento para comunidades yanomami em Roraima

No dia 27 de agosto, o Ministério da Saúde deu início às obras para a construção de um novo Centro de Referência de Surucucu, que atenderá cerca de 10 mil indígenas de 60 comunidades yanomami. O investimento de R$ 15 milhões será realizado em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa) e prevê a capacidade para 54 profissionais de saúde. Além disso, o projeto inclui a reforma e ampliação das instalações físicas existentes, bem como a implantação de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e tratamento de resíduos.

O objetivo do governo é responder à crise humanitária enfrentada pelas comunidades yanomamis, conforme apontado pelo informe mais recente do Comitê de Operações Emergenciais Yanomami. De acordo com o relatório, no primeiro trimestre deste ano foram registradas 74 mortes no território Yanomami, o que representa uma queda de 33% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, o número de mortes por violência aumentou, passando de 15 para 18 óbitos.

Com a construção do novo centro de saúde, o governo busca melhorar a qualidade de vida e o acesso a serviços de saúde para as comunidades yanomami, contribuindo para a promoção do bem-estar e da segurança desses povos indígenas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo