DestaqueUOL

Blitze na Festa do Peão de Barretos flagram 57 motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, totalizando 2.049 veículos parados.






Blitze de Lei Seca na Festa do Peão de Barretos

Blitze de Lei Seca na Festa do Peão de Barretos

No período entre quinta-feira (15) e a madrugada deste domingo (18), as blitze para flagrar motoristas que beberam antes de dirigir na Festa do Peão de Barretos pararam 2.049 veículos. Desses, 57 pessoas se recusaram a fazer o teste do bafômetro na saída do evento, localizado no interior paulista.

Os motoristas que se recusaram a fazer o teste foram autuados por infração gravíssima de trânsito e enfrentarão um processo administrativo de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

As operações Direção Segura Integrada, coordenadas pelo Detran-SP, aumentaram neste ano, de 211 operações no primeiro semestre de 2023 para 278 em 2024, um aumento de 32%.

Para a realização das operações, áreas de riscos de acidentes são mapeadas a partir do Infosiga, sistema de monitoramento de letalidade no trânsito do governo paulista. Além disso, as blitze também ocorrem próximas a eventos com potencial de consumo de álcool, como na Festa do Peão de Barretos, onde mais de mil motoristas são parados diariamente em blitze de lei seca em São Paulo.

Em outra ocorrência no interior do estado, um motorista foi preso em Cruzeiro do Oeste por dirigir 17 km na contramão na rodovia Raposo Tavares. O condutor, de 30 anos, se recusou a realizar o teste do bafômetro, mas foi preso devido aos sinais de embriaguez apresentados.

Punições para quem bebe e dirige

Artigo 165 do CTB (dirigir sob influência de álcool ou substância psicoativa)

  • Infração gravíssima
  • Valor da autuação de R$ 2.934,70
  • Sanção administrativa de suspensão do direito de dirigir por 12 meses

Quantidade de álcool e consequências

  • Até 0,04 mg/l – sem infração
  • Entre 0,05 mg/l e 0,33 mg/l – infração de trânsito
  • Igual ou superior a 0,34 mg/l – crime

No caso de recusa ao teste as consequências são as mesmas

  • Infração gravíssima
  • Recusa e sinal de alteração: autuação e suspensão do direito de dirigir por 12 meses
  • Recusa e mais sinais de alteração: autuação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e detenção


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo