DestaqueUOL

Exposição online traz 70 fotografias inéditas de Getúlio Vargas, mostrando diferentes momentos do ex-presidente brasileiro de forma única.





Uma exposição online do Centro de Memória do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE) apresentará um conjunto incrível de 70 fotografias inéditas do ex-presidente Getúlio Vargas (1882-1954).

Nas fotos, é possível visualizar o líder gaúcho em diversas situações, desde visitas oficiais a obras ou aldeias indígenas até encontros informais com familiares e amigos.

Essas imagens pertencem ao acervo do museu municipal de São Borja (RS), cidade natal de Getúlio, que tem o nome do ex-presidente e está localizado na casa em que ele viveu.

O jornalista Lira Neto, autor da principal biografia de Getúlio, juntamente com o IREE, realizou o projeto que possibilitou a exposição. Por meio de um acordo com a prefeitura de São Borja, eles tiveram acesso irrestrito ao material para digitalização.

Após digitalizarem mais de 5.000 fotografias do acervo, Lira selecionou 70 para integrar a exposição online que será lançada no dia 26, aniversário de 70 anos da morte do político.

No mesmo evento, o IREE também lançará o projeto Memória do Jornalismo Brasileiro, contando com depoimentos de figuras importantes da imprensa nacional, como Ricardo Kotscho e uma entrevista com Leonel Brizola conduzida por Florestan Fernandes Júnior.

As imagens de Getúlio, originalmente organizadas em 78 álbuns, não foram catalogadas de forma rigorosa, gerando um desafio para identificar os contextos das cenas capturadas. A segunda fase do projeto inclui a colaboração de familiares, historiadores e pesquisadores especializados na Era Vargas para classificar e catalogar cada imagem.

“Ao analisarmos o material encontrado, entendemos a importância desse projeto. Cada álbum aberto nos revelava novas e surpreendentes imagens”, destaca Lira Neto.


CONTRACAPA

O advogado Pierpaolo Bottini, a presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Maria Thereza de Assis Moura, e o advogado Gustavo Badaró lançaram o livro “Juiz das Garantias” na Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal, no STF (Supremo Tribunal Federal), em Brasília.

com BIANKA VIEIRA (interina), KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo