DestaqueUOL

Capitais do Brasil avançam, mas apenas dez atingem meta do Ideb 2023 para os anos iniciais do ensino fundamental





Desempenho educacional nas capitais do Brasil

Desempenho educacional nas capitais do Brasil

Ao analisar os resultados do Ideb 2023 divulgados pelo Ministério da Educação, é possível observar que a maioria das capitais do Brasil apresentou melhorias no desempenho educacional nos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. No entanto, apenas dez delas conseguiram atingir a meta estipulada para dois anos antes.

O Ideb, Índice de Desenvolvimento da Educação, é o principal indicador de qualidade da educação básica do país e os resultados de 2023 revelaram que algumas capitais tiveram um desempenho aquém do esperado. São Paulo, por exemplo, registrou uma ligeira piora no indicador, com a média da rede municipal caindo de 5,7 em 2021 para 5,6 no ano passado, ficando abaixo da média nacional das escolas públicas, que foi de 5,7.

Outras capitais que apresentaram piora nos resultados foram Florianópolis, Salvador, Campo Grande e Porto Alegre. Por outro lado, Goiânia se destacou com o maior desempenho, alcançando a média de 6,5 e superando a meta estabelecida para os anos iniciais.

As redes municipais de ensino são responsáveis por 65% das matrículas dos anos iniciais do fundamental no país, sendo esta uma etapa em que historicamente o Brasil tem obtido melhores resultados. No entanto, especialistas avaliam que as metas estabelecidas ainda são muito baixas em termos de expectativas de aprendizagem.

Na avaliação de língua portuguesa, os alunos do 5º ano das redes municipais obtiveram uma média de 208 pontos, indicando um nível 4 de proficiência. Já em matemática, a média foi de 219 pontos, também correspondendo ao nível 4 de proficiência.

Chico Soares, ex-presidente do Inep, órgão responsável pelo indicador, ressalta a importância de discutir a qualidade por trás do Ideb, questionando se as expectativas de aprendizagem são adequadas às exigências da vida. Ele destaca a necessidade de elevar o padrão de qualidade educacional no país.

Apesar dos desafios, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo afirmou estar empenhada em reforçar o processo de aprendizagem e organizou ações de recuperação contínua para os alunos. Além disso, ampliou o atendimento em tempo integral para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

Os resultados do Ideb 2023 mostram a importância de investir na educação e elevar os padrões de qualidade para garantir um ensino de excelência e preparar os alunos para os desafios do futuro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo