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Educação em crise: Resultados do Ideb 2023 mostram estagnação e deficiências no sistema educacional brasileiro.




Resultados do Ideb 2023 mostram estagnação na educação brasileira

Resultados do Ideb 2023 mostram estagnação na educação brasileira

Os resultados do Ideb 2023 mostraram o cenário de estagnação do sistema educacional brasileiro em patamares de aprendizado muito baixos. Como as deficiências vão se arrastando ao longo da trajetória escolar, os alunos terminam o ensino médio sem saber, por exemplo, como calcular porcentagem.

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, principal indicador de qualidade da educação, foram divulgados nesta quarta-feira (14) pelo MEC (Ministério da Educação). Eles mostraram uma leve melhora no desempenho dos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) e ensino médio, e queda nos anos finais (do 6º ao 9º ano).

Para calcular o índice, um dos critérios é o resultado das provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que medem o desempenho dos estudantes em matemática e português. As notas de 2023 mostram que a média do país segue ainda em patamares muito baixos.

Os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas públicas obtiveram uma média de 264,6 pontos em matemática e 270,2 em língua portuguesa, o que significa que estão no nível 2 de proficiência, em uma escala que vai de 1 a 8.

Com esse nível de aprendizado, os estudantes são capazes, por exemplo, de compreender ironia em tirinhas e interpretar uma tabela. No entanto, ainda não aprenderam a fazer cálculos de porcentagem ou resolver problemas matemáticos usando operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão) com números naturais.

O Ideb 2023 também apontou que os alunos do 5º ano das redes municipais do país obtiveram uma média de 208 pontos na avaliação de língua portuguesa, estando no nível 4 de proficiência. Em matemática, a média foi de 219 pontos, também no nível 4. Esses resultados evidenciam a necessidade de melhorias significativas na educação básica desde os anos iniciais.

O baixo desempenho escolar no país revela a urgência de medidas para elevar a qualidade da educação. O ensino médio, considerado um dos maiores gargalos, passou por reformas que visam melhorar o aprendizado dos estudantes, como o aumento da carga horária para disciplinas tradicionais.

O Ideb é essencial para avaliar o progresso da educação no Brasil, mas a falta de renovação do indicador por parte dos governos Jair Bolsonaro e Lula mostra a necessidade de um novo modelo que contemple as demandas atuais da educação.


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