DestaqueUOL

Ministério do Meio Ambiente e Polícia Federal unem forças para combater incêndios no Pantanal: investigação criminal como chave para dissuasão.




Investigação da PF pode reduzir incêndios no Pantanal, diz Ministério do Meio Ambiente

No cenário de antecipação dos incêndios no Pantanal neste ano, o Ministério do Meio Ambiente está apostando em uma estratégia de dissuasão por meio do trabalho de investigação criminal em parceria com a Polícia Federal, visando reduzir as queimadas a longo prazo.

A Polícia Federal tem enviado peritos especializados para as áreas com focos de incêndio, com o intuito de coletar evidências que possam identificar os responsáveis pelo fogo. A ideia é que os Ministérios Públicos estaduais, com base nas informações levantadas, possam tomar medidas legais contra os agentes causadores dos incêndios.

Segundo integrantes do ministério, a perspectiva é de que, quando as ações criminais se tornarem mais frequentes e as punições forem efetivamente aplicadas, o efeito dissuasório sobre os responsáveis pelos incêndios será mais significativo.

Além disso, o ministério lançou uma campanha nas mídias sociais com o objetivo de explicar como a atual seca e a antecipação das queimadas estão prejudicando os esforços de controle dos incêndios no Pantanal e na Amazônia, alertando os possíveis causadores sobre a possibilidade de investigação e punição.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo