DestaqueUOL

Trump promete acabar com crise da imigração ilegal fechando fronteira sul e López Obrador defende integração econômica através de acordo comercial.




Trump e López Obrador divergem sobre fronteira

Trump e López Obrador divergem sobre fronteira

Em recente declaração, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, ao aceitar a nomeação republicana para as eleições presidenciais, porá fim à “crise da imigração ilegal”, fechando a fronteira. Trump destacou a importância de deter a “invasão na nossa fronteira sul” de maneira rápida e eficaz. Essa postura contrasta com a visão do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que defende a integração econômica entre os dois países por meio do acordo de livre comércio T-MEC. López Obrador ressaltou em uma carta que “nada se resolve fechando a fronteira”, enfatizando a importância do comércio bilateral para o desenvolvimento econômico de ambas as nações.

Durante seu governo, Donald Trump priorizou a questão da imigração ilegal como um dos pontos principais de sua agenda. Ele argumentava que a chegada massiva de pessoas aos Estados Unidos em busca de melhores condições de vida representava um problema para o país. Além disso, o ex-presidente promoveu a renegociação do acordo de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá, alegando que o acordo anterior prejudicava os interesses dos EUA.

Enquanto isso, López Obrador e Trump tiveram suas presidências em coincidência por pouco mais de dois anos. Durante esse período, os líderes dos dois países têm divergido em relação à abordagem da questão da fronteira, com visões muitas vezes opostas sobre como lidar com a imigração e o comércio internacional.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo