CNNDestaque

Ator Victor Meyniel é agredido em caso de homofobia no Rio de Janeiro e agressor passa por audiência de custódia

A Polícia Civil do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (4) as diligências para esclarecer a agressão sofrida pelo ator Victor Meyniel no último sábado (2), em Copacabana, zona sul da cidade. Testemunhas estão sendo ouvidas e imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas para ajudar nas investigações.

Yuri Moura Alexandre, agressor de Meyniel, foi preso em flagrante e encaminhado para a cadeia de Benfica, zona norte do Rio. Nesta segunda-feira, ele passará por uma audiência de custódia, e o delegado João Valentim solicitou a conversão da prisão em flagrante para preventiva.

De acordo com Valentim, não há dúvidas de que Victor foi vítima de agressão motivada por homofobia. O delegado afirmou: “Trata-se de um típico caso de homofobia em que o agressor acabou agredindo covardemente Victor por ter sido exposto como homossexual ou bissexual”.

Segundo as informações obtidas até o momento, Victor e Yuri se conheceram na boate Fosfobox, em Copacabana, e seguiram para o apartamento do agressor. Em determinado momento, uma amiga de Yuri chegou ao local, o que causou uma mudança de comportamento no agressor, que passou a ficar agressivo.

Em entrevista à imprensa, a advogada de Meyniel, Maíra Fernandes, relatou o ocorrido: “No momento em que estavam Victor e Yuri, a mulher chega em casa e Yuri começa a ficar agressivo. Eles descem em dois elevadores distintos e se encontram na portaria. É aí que Victor pergunta o que aconteceu, se ninguém sabia que ele era gay. Foi isso que desencadeou a explosão de agressão”.

As imagens das câmeras de segurança mostram o ator caído no chão, recebendo uma sequência de socos no rosto. Nesse momento, o porteiro do prédio aparece assistindo passivamente à violência, sem tomar nenhuma atitude.

Diante disso, a polícia autuou o porteiro por omissão de socorro. Já Yuri Moura Alexandre foi autuado por lesão corporal, injúria por preconceito e falsidade ideológica. Victor Meyniel teve ferimentos no rosto e passou por exame de corpo de delito.

Nas redes sociais, o ator agradeceu o apoio que vem recebendo desde o ocorrido. A violência sofrida por Meyniel e a reação passiva do porteiro reacenderam debates sobre a homofobia e a necessidade de combater esse tipo de preconceito.

A sociedade e as autoridades esperam que a investigação seja conduzida de forma séria e rigorosa, para que a justiça seja feita e casos como esse não se repitam. A audiência de custódia de Yuri Moura Alexandre será acompanhada de perto, na expectativa de que a prisão preventiva seja decretada, garantindo a segurança de Victor Meyniel e evitando novos episódios de violência motivada por intolerância.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo