Juiz de Fora recebe R$ 58,75 milhões do BNDES para modernizar gestão e investir em tecnologias para escolas públicas.

De acordo com a diretora Socioambiental do BNDES, Tereza Campelo, esse investimento irá impulsionar a agenda de governo digital do município, levando conectividade e tecnologia para as escolas de forma transparente e alinhada com as políticas públicas do governo federal. A ideia é promover avanços significativos na qualidade do ensino e na gestão municipal como um todo.
Na área da educação, está prevista a aquisição de laptops, tablets, smart TVs e aplicativos educacionais para as escolas municipais de Juiz de Fora. A intenção é proporcionar equipamentos para todos os alunos, do 1º ao 9º ano, a fim de auxiliá-los em trabalhos interdisciplinares durante os três turnos de aula.
Além disso, o projeto contempla a digitalização da área da saúde, com a implantação de agendamento online de consultas e exames, mapeamento de filas e necessidades de atendimento por região, e melhoria na infraestrutura de conectividade em unidades de saúde, escolas, creches e centros de atendimento educacional especializado.
A população também será beneficiada com melhorias no Portal Único de Serviços, que terá informações mais claras e uma navegação mais intuitiva. Novos canais de atendimento, como unidades móveis e totens de autoatendimento, serão disponibilizados, e os canais existentes serão aprimorados, juntamente com o sistema de gestão e a oferta de serviços digitais.
Entre as inovações propostas, está a implantação do alvará eletrônico de funcionamento, que inclui cadastro de contribuinte perante o município, cadastro econômico e emissão de alvará de forma integrada com outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros e a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais, a partir do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ).
Com essas iniciativas, Juiz de Fora busca se consolidar como um polo de inovação educacional e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.