CCJ da Câmara aprova projeto que reconhece jogo de queimada como modalidade esportiva no Brasil, abrindo caminho para profissionalização.

27/06/2024 – 11:10
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Diego Garcia defendeu a aprovação da proposta
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que reconhece o jogo de queimada como uma modalidade esportiva no Brasil. Essa decisão visa possibilitar a profissionalização do esporte e o acesso a recursos e incentivos previstos em lei.
O deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), relator do projeto, recomendou a aprovação do substitutivo da Comissão do Esporte para o Projeto de Lei 2810/21, de autoria da ex-deputada Celina Leão (DF), e um termo apensado. O substitutivo mantém a essência da proposta original.
O texto agora seguirá diretamente para o Senado, a menos que haja recurso para análise prévia no Plenário da Câmara.
“O jogo de queimada, também conhecido internacionalmente como dodgeball, é um esporte coletivo bastante popular no Brasil e em diversos países”, afirmou Celina Leão, ao defender o projeto de lei. “Nosso objetivo é valorizar, incentivar e proporcionar recursos financeiros para o desenvolvimento dessa prática esportiva”, completou.
Da Reportagem/RM
Edição – Marcelo Oliveira