Agência BrasilDestaque

Procon-SP lança pesquisa sobre percepção do consumidor sobre uso de IA nas compras online: participe e influencie ações futuras

O Procon-SP lançou, nesta semana, uma pesquisa para entender a percepção e opinião dos consumidores sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) nas compras realizadas on-line. A iniciativa tem como objetivo guiar as atividades de estudos e pesquisas do Procon-SP, servindo de base para a elaboração de materiais educativos, palestras e outras ações relacionadas ao tema. A participação na pesquisa pode ser feita tanto pelo site do Procon-SP quanto por suas redes sociais.

O questionário da pesquisa conta com 13 perguntas de múltipla escolha, abordando questões como o uso da IA durante as compras, a coleta de dados e análise do comportamento do consumidor, a identificação de publicidade personalizada e a ocorrência de fraudes após interações com a IA. Com o avanço do e-commerce e a crescente utilização de algoritmos e ferramentas baseadas em IA pelas empresas, o tema se torna cada vez mais relevante para os especialistas do Procon-SP, que dedicam atenção especial à discussão de questões ligadas à economia digital.

No ano passado, o Procon-SP realizou uma sondagem semelhante, investigando a percepção dos consumidores sobre o uso de IA nos Serviços de Atendimento ao Cliente (SAC) das empresas. A pesquisa buscava avaliar se os consumidores percebiam a presença da IA durante o contato com o SAC, qual era a sua opinião sobre o atendimento recebido e se as interações eram satisfatórias para suprir suas necessidades e expectativas.

Portanto, a pesquisa promovida pelo Procon-SP visa não apenas compreender a visão dos consumidores em relação à IA nas compras on-line, mas também fornecer subsídios para a atuação do órgão na defesa dos direitos do consumidor nesse contexto tecnológico em constante evolução. É mais um passo importante para garantir que os consumidores estejam protegidos e informados em suas transações virtuais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo