Análise sobre a influência das plataformas digitais nas eleições
Com a aproximação das eleições, é essencial discutir um tema delicado relacionado às plataformas digitais, incluindo redes sociais, mecanismos de busca e prestadores de serviço na internet. Este ecossistema digital desempenha um papel crucial na formação da opinião pública e no direcionamento de informações.
Uma pesquisa recente revelou que as interações que temos online tendem a ser influenciadas por direcionamentos políticos ou ideológicos, demonstrando que a tecnologia não é tão neutra quanto se afirma. Este é um ponto crítico, pois a imparcialidade é um valor fundamental nas democracias.
De acordo com a legislação de comunicação, nenhum meio deve priorizar, selecionar ou destacar uma notícia em detrimento de outra, uma vez que isso fere valores constitucionais como o direito à pluralidade e à autonomia do indivíduo. As emissoras de TV têm a obrigação de ouvir os dois lados em suas programações; como isso se aplica às redes sociais?
Até que ponto essa tendência dos sistemas algorítmicos de recomendação faz parte do modelo de negócio das plataformas, que pode estar favorecendo conteúdos nocivos para gerar mais tempo e maior engajamento dos usuários na rede, em busca da atenção dos usuários?