DestaqueUOL

Anvisa restringe venda de Zolpidem devido ao uso indiscriminado de remédios para dormir. Medida valerá a partir de agosto de 2024.






Anvisa restringe venda de Zolpidem devido ao uso indiscriminado de remédios para dormir

Uso de remédios para dormir fez com que Anvisa restringisse venda de Zolpidem

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou medidas mais rigorosas para a venda do medicamento Zolpidem, utilizado no tratamento da insônia. A partir de agora, qualquer remédio que contenha essa substância, como Patz, Turno, Pidezoti, Zolfest e Zoup, só poderá ser adquirido com prescrição médica do tipo ‘B’, devido ao fato de o Zolpidem integrar a lista de substâncias psicotrópicas controladas no Brasil.

Com as novas determinações, haverá alterações significativas na forma como o remédio é prescrito a partir de 1º de agosto de 2024, visando a interrupção gradual do tratamento para os pacientes.

A vice-presidente da Associação Brasileira do Sono e neurologista, Márcia Assis, explicou que a restrição na venda do medicamento foi motivada pelo uso abusivo, onde pessoas chegavam a consumir doses muito acima do recomendado, associando-o a outros fármacos, o que podia causar efeitos adversos e dependência. Ela ressaltou que durante a pandemia de Covid-19 houve um aumento significativo no uso de Zolpidem, devido ao estresse e preocupações decorrentes da situação.

Para reduzir a dependência de remédios para dormir, Márcia enfatiza a importância de identificar as causas subjacentes da insônia, como hábitos de vida saudáveis, prática de atividades físicas e mudanças na alimentação, em vez de depender exclusivamente de medicamentos. Ela alerta que é fundamental procurar tratamentos alternativos e não fazer uso indiscriminado de substâncias como a melatonina, que é recomendada apenas em casos específicos.

Portanto, a medida adotada pela Anvisa visa garantir a segurança da população e impedir o uso indevido de medicamentos para dormir, promovendo uma abordagem mais equilibrada e saudável em relação aos distúrbios do sono.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo