DestaqueUOL

Presidente Lula concede autonomia a Ricardo Lewandowski para renovar Ministério da Justiça em nova gestão.






Lewandowski assume Ministério da Justiça

Lewandowski terá autonomia para renovar equipe do Ministério da Justiça, diz Lula

O presidente Lula (PT) anunciou que o ministro Ricardo Lewandowski terá autonomia para renovar a equipe do Ministério da Justiça. No entanto, ambos vão se reunir para discutir possíveis mudanças no órgão. A oficialização de Lewandowski como novo ministro foi feita nesta quinta-feira (11).

Lewandowski sucederá Flávio Dino, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF), mas a mudança só será efetivada em 1º de fevereiro. Em entrevista à coluna Mônica Bergamo, o futuro ministro destacou que foi convocado “para uma missão e um projeto de país”. Essas indicações reforçam a aproximação com o Judiciário, uma estratégia de Lula para garantir estabilidade neste mandato.

O jurista será o primeiro magistrado aposentado do STF a ir para o governo federal em 17 anos. Considerado um progressista moderado, ele atuou como representante da ala garantista na corte e tem um histórico de decisões favoráveis ao PT. Lula ressaltou que a chegada de Lewandowski ao ministério é uma escolha pessoal.

Análise da escolha de Lewandowski para o Ministério da Justiça

O programa de áudio Café da Manhã, publicado pela Folha de S.Paulo, discutiu o significado da escolha de Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça, assim como a indicação de Flávio Dino para o STF e o impacto dessas nomeações no governo. O podcast contou com a participação do colunista Bruno Boghossian da Folha.

O Café da Manhã é publicado diariamente, na parte da manhã, e é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som fica a cargo de Thomé Granemann.

Onde ouvir o Café da Manhã

O programa de áudio está disponível no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha. Os ouvintes podem acessar o episódio gratuitamente clicando no link acima. Para ouvir pelo aplicativo, basta fazer um cadastro na plataforma.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo