Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprova projeto de lei que garante distribuição de fraldas descartáveis pelo SUS.

Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprova projeto que garante distribuição de fraldas descartáveis pelo SUS
09/01/2024 – 14:02
Márcio Honaiser, deputado pelo PDT-MA, apresentou substitutivo que foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. O projeto de lei aprovado garante a distribuição de fraldas descartáveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a pessoas idosas, pessoas com deficiência e outros pacientes que perderam o controle de suas funções fisiológicas.
A proposta classifica as fraldas como produtos de interesse para a saúde, equiparando-as a órteses, próteses, bolsas coletoras e equipamentos médicos. O substitutivo do deputado Márcio Honaiser ao Projeto de Lei 2678/23, do deputado Paulo Litro (PSD-PR), incorporou medidas previstas em projetos apensados, determinando que a quantidade de fraldas descartáveis por beneficiário seja definida de acordo com a necessidade individual.
O deputado Honaiser ressaltou que a garantia do direito ao fornecimento de fraldas por lei fortalecerá a prática no país. “Quando uma questão de saúde se torna objeto de lei, ela passa a ser considerada uma política de Estado, sustentável e eficaz, em vez de uma política governamental temporária”, afirmou.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Saúde, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Rodrigo Bittar