Agência BrasilDestaque

47 brasileiros e familiares cruzam fronteira entre Faixa de Gaza e Egito em operação de retorno seguro, diz Itamaraty

Neste último sábado, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil anunciou que 47 brasileiros e seus familiares próximos conseguiram atravessar a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Segundo o comunicado do Itamaraty, o grupo seguirá para a capital do Egito, Cairo, junto com uma equipe da Embaixada do Brasil na cidade.

Após passarem a noite no Egito, está previsto que o grupo deixe o país no próximo dia, em um voo da Força Aérea Brasileira. Essa será a 11ª operação da Operação Voltando em Paz. O retorno ao Brasil está programado para o domingo, com chegada prevista na Base Aérea de Brasília. Desde o início da operação, em 10 de outubro, um total de 1524 brasileiros e seus familiares próximos terão sido retirados da região de conflito, de acordo com o comunicado oficial do ministério.

Os 47 brasileiros fazem parte de uma lista de 102 cidadãos do país e seus familiares próximos que foram apresentados aos governos envolvidos para autorização de saída da Faixa de Gaza. No entanto, 24 tiveram sua saída negada, incluindo sete brasileiro-palestinos.

De acordo com informações do Itamaraty, do total de 78 pessoas da lista autorizada, 11 brasileiros-palestinos e 36 palestinos conseguiram cruzar a fronteira de Rafah em direção ao Egito. Dentre eles, 27 são menores de idade, 16 são mulheres (sendo duas idosas) e quatro são homens adultos.

A situação na Faixa de Gaza tem sido de extrema preocupação devido ao confronto entre Israel e o grupo islâmico Hamas, que tem causado a morte de centenas de pessoas, incluindo civis. O Brasil tem realizado esforços para retirar seus cidadãos e seus familiares próximos da região e garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos. A operação continua em andamento e novas ações para resgatar brasileiros e seus familiares próximos poderão ser realizadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo