Câmara dos DeputadosDestaque

Comissão de Segurança Pública aprova projeto de lei para alterar destinação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.







Aprovação de Projeto na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

10/11/2023 – 13:30  

Mario Agra/Câmara dos Deputados

O relator, Nicoletti:

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (10), um projeto de lei que propõe alterações na destinação de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). O objetivo é financiar programas habitacionais, ações de melhoria de vida e o pagamento de horas extras para agentes de segurança pública. O texto aprovado corresponde a um substitutivo do deputado Nicoletti (União-RR) ao Projeto de Lei 3617/23, proposto pelo deputado José Medeiros (PL-MT), que visa alterar a lei que regulamenta o FNSP (Lei 13.756/18).

O relator optou por manter a iniciativa da versão original, que destina, no mínimo, 10% dos recursos do FNSP a ações de pesquisa, elaboração de estatísticas e criminologia. No entanto, fez alterações significativas em um artigo da lei que prevê a alocação de recursos em programas habitacionais e de melhoria de vida para profissionais de segurança pública. Com as mudanças propostas pelo parlamentar, esse percentual passou a ser de 15% a 25%.

Dentro dessa margem de recursos, 15% das verbas serão aplicadas em programas habitacionais, 35% em programas de melhoria da qualidade de vida e saúde física e mental, e 50% para o pagamento de diárias, indenizações, horas extras, entre outros gastos essenciais para a atividade de segurança pública.

Nicoletti justificou as alterações afirmando: “Entendemos ser necessário um aperfeiçoamento do texto visando ampliar o leque de destinação de recursos para atender outras áreas e políticas da segurança pública, com habitação, saúde mental, cursos e outras despesas necessárias à atuação policial”.

Tramitação
A proposta que tramita em caráter conclusivo ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei, acesse o site da Câmara dos Deputados.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Francisco Brandão


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo