DestaqueUOL

Os últimos dez vencedores do Prêmio Nobel de Economia: descubra quem foram os pesquisadores premiados nos últimos anos

Confira os Últimos Vencedores do Prêmio Nobel de Economia!

2024: O turco-americano Daron Acemoglu e os britânico-americanos Simon Johnson e James A. Robinson foram os vencedores do Prêmio Nobel de Economia deste ano. Eles foram premiados por suas pesquisas sobre as instituições e como elas afetam a prosperidade econômica.

2023: No ano anterior, a americana Claudia Goldin foi premiada pelo seu trabalho sobre o papel das mulheres no mercado de trabalho. Seus estudos tiveram grande impacto na compreensão da participação feminina na economia.

2022: O Prêmio Nobel de Economia foi concedido a Esther Duflo, Abhijit Banerjee e Michael Kremer por seu trabalho inovador na área de economia do desenvolvimento. Suas pesquisas levaram a avanços significativos na compreensão da pobreza global.

2021: No ano passado, David Card, Joshua Angrist e Guido Imbens foram reconhecidos com o Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho em econometria e análise de políticas públicas. Suas contribuições tiveram impacto em várias áreas da economia.

2020: Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer foram os vencedores do Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho no campo da economia do desenvolvimento. Suas pesquisas tiveram impacto significativo nas políticas de combate à pobreza em todo o mundo.

2019: O Prêmio Nobel de Economia foi concedido a Abhijit Banerjee, Esther Duflo e Michael Kremer por seu trabalho inovador no combate à pobreza global. Suas pesquisas revolucionaram a forma como entendemos e abordamos a pobreza no mundo.

2018: William D. Nordhaus e Paul M. Romer foram os vencedores do Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho sobre crescimento sustentável e mudança climática. Suas pesquisas tiveram um impacto significativo no desenvolvimento de políticas econômicas ambientalmente sustentáveis.

2017: Richard H. Thaler foi premiado com o Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho pioneiro em economia comportamental. Suas pesquisas sobre como os indivíduos tomam decisões econômicas levaram a avanços importantes na compreensão do comportamento humano nos mercados.

2016: Oliver Hart e Bengt Holmström foram os vencedores do Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho em teoria dos contratos. Suas pesquisas tiveram um impacto significativo na compreensão dos incentivos e das estruturas contratuais nas relações econômicas.

2015: Angus Deaton foi premiado com o Prêmio Nobel de Economia por seu trabalho sobre consumo, pobreza e bem-estar. Suas pesquisas contribuíram para uma melhor compreensão das escolhas individuais e das condições de vida em todo o mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo