DestaqueUOL

Chuva rápida quebra 154 dias de estiagem em Belo Horizonte e região metropolitana neste sábado

Chuva quebra 154 dias de estiagem em Belo Horizonte

Uma rápida chuva que durou cerca de dez minutos caiu sobre Belo Horizonte, capital mineira, no início da noite deste sábado (22), quebrando o período de 154 dias de estiagem na cidade.

A chuva foi registrada por moradores de cidades da região metropolitana da capital mineira, como Contagem, Rio Acima e Nova Lima; a precipitação ocorreu em outras regiões também.

Belo Horizonte liderou o ranking das capitais brasileiras com maior número de dias sem chuva, neste ano, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Brasília, Goiânia, Cuiabá e Palmas também vêm sofrendo com a estiagem extrema.

Segundo meteorologistas, a estiagem, principalmente em Minas Gerais, está relacionada a dois fatores: a ocorrência no ano passado do fenômeno meteorológico El Niño, que diminuiu a umidade na região, e a temperatura mais alta no Oceano Atlântico no Hemisfério Norte, que fez a chuva se deslocar para o norte da América do Sul e diminuiu a umidade no Brasil.

As chuvas devem voltar com mais volume a partir da primeira quinzena de outubro.

Sua assinatura pode valer ainda mais

Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!

Sua assinatura vale muito

Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo