DestaqueUOL

Rússia e Coreia do Norte assinam tratado de cooperação estratégica com cláusula de defesa mútua, sem detalhar sua implementação

Rússia e Coreia do Norte assinam tratado de cooperação estratégica

Por Correspondente Internacional – 26 de novembro de 2019

MOSCOU (Reuters) – Em uma declaração oficial nesta terça-feira, a Rússia anunciou que um tratado assinado com a Coreia do Norte no início deste ano visa estabelecer uma “cooperação estratégica” abrangente entre os dois países. No entanto, autoridades se recusaram a comentar sobre a possibilidade de acionar uma cláusula de defesa mútua contida no acordo.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o líder norte-coreano, Kim Jong Un, formalizaram o tratado durante a visita de Putin a Pyongyang em junho. Putin afirmou que o documento inclui uma cláusula de assistência mútua, na qual ambas as partes concordam em auxiliar uma a outra contra ameaças externas.

Ao ser questionado se isso poderia significar um apoio da Rússia a Pyongyang em caso de conflito na península coreana, ou se a Coreia do Norte poderia se alinhar com a Rússia em um confronto com o Ocidente, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que o texto do tratado é claro e não requer esclarecimentos adicionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo