
Presidente Lula recebe bancada evangélica no Palácio do Planalto
No dia 15 de dezembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), recebeu integrantes da bancada evangélica do Congresso Nacional no Palácio do Planalto. O encontro ocorreu durante a cerimônia de sanção do Dia Nacional da Música Gospel.
O governo Lula tem buscado uma maior aproximação com o público evangélico, que historicamente mantém laços mais estreitos com o ex-presidente Jair Bolsonaro e com o bolsonarismo de maneira mais ampla.
Durante a cerimônia, o deputado Otoni de Paula, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e conhecido como bolsonarista, fez elogios a Lula e suas políticas sociais. O parlamentar destacou a importância dos programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, que proporcionaram melhores condições de vida para a população mais humilde.
Por motivos de segurança, a cerimônia foi fechada para a imprensa, sendo divulgado apenas o áudio com as falas dos presentes. Representantes da bancada evangélica participaram do evento, com exceção de Silas Câmara, do Republicanos-AM, que estava se recuperando de uma cirurgia e foi representado por Otoni de Paula.
Otoni de Paula, que já foi um dos principais apoiadores de Bolsonaro no Congresso Nacional, destacou que, mesmo sendo um crítico político do ex-presidente, estava ali para representar a Frente Parlamentar Evangélica e se dirigiu a Lula como presidente do Brasil.
A relação entre Otoni de Paula e o bolsonarismo se desgastou recentemente devido às eleições municipais, onde o parlamentar apoiou o prefeito reeleito Eduardo Paes, do Partido Social Democrático (PSD). Paes, por sua vez, tornou-se um aliado do Palácio do Planalto, com o apoio de Lula durante sua campanha pela reeleição.