Candidatos com mais tempo de TV têm menor crescimento nas redes durante primeiro turno em São Paulo.

Desempenho dos Candidatos à Prefeitura de São Paulo nas Redes Sociais

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB), que possuem os maiores tempos de televisão, tiveram os menores crescimentos nas redes sociais durante o primeiro turno das eleições. Nunes registrou um aumento de 3,7% em seus seguidores, enquanto Boulos cresceu apenas 1,2%.

Durante o debate da TV Cultura, José Luiz Datena (PSDB) conquistou mais seguidores do que Boulos e Nunes juntos, após o incidente em que ele desferiu uma cadeirada em Pablo Marçal (PRTB), ganhando 111 mil novos seguidores.

Apesar de ter uma base sólida com 6,4 milhões de seguidores antes das eleições, Boulos teve um crescimento modesto de 78 mil seguidores durante o período de 16 de agosto a 25 de setembro, alcançando 6,5 milhões de contas. Enquanto isso, Nunes, com um aumento de 42 mil seguidores, chegou a quase 1,2 milhão de seguidores.

Os candidatos que mais cresceram foram Marçal e Tabata Amaral, com um aumento de 4,8% em suas bases. Marçal destacou-se com 5,7 milhões de novos seguidores em sua segunda conta no Instagram, após a primeira ter sido derrubada por ordem da Justiça Eleitoral em agosto. Datena registrou um crescimento de 3,9% em sua base de seguidores.

A campanha de Boulos está em alerta devido ao baixo desempenho nas redes sociais, atribuído à falta de tempo para construir uma nova identidade online e à dificuldade de compartilhamento de seu conteúdo. Seus aliados buscam transferir os votos do ex-presidente Lula para o candidato, que atualmente detém 48% das intenções de voto dos eleitores que apoiaram o presidente dois anos atrás.

Enquanto isso, a campanha de Nunes destaca suas realizações como gestor, com o mote “Ricardo Faz/ Ricardo Fez”. Seu foco nas redes sociais é criar diálogo com o eleitorado mais jovem, embora enfrente críticas por não possuir uma liderança carismática.

A disputa nas redes sociais reflete o cenário eleitoral em São Paulo, onde a popularidade e estratégias de comunicação dos candidatos desempenham papéis importantes na conquista de votos.

Sair da versão mobile