Aeronave da FAB parte do Rio de Janeiro para repatriar brasileiros no Líbano em missão de resgate humanitário.

Avião da FAB decola rumo ao Líbano para repatriar brasileiros

Na madrugada desta quarta-feira (2), o avião que irá repatriar brasileiros no Líbano decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, às 0h47. Com destino a Beirute, a aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo KC-30, fará uma escala em Lisboa, Portugal. Lá, ficará de prontidão até que receba autorização para seguir viagem, dependendo de questões diplomáticas internacionais e de segurança.

A previsão é que, neste primeiro voo, 220 brasileiros sejam retirados do território libanês. A prioridade será para idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidade de assistência médica. Segundo informações obtidas, cerca de três mil cidadãos demonstraram interesse em retornar ao Brasil.

Num primeiro momento, os representantes do Itamaraty insistem que aqueles que têm capacidade financeira tentem embarcar em voos comerciais, e quem não puder sair por conta própria, deve entrar na lista do Governo Federal. A decisão por uma missão oficial foi tomada após uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do chanceler Mauro Vieira.

Nos últimos dias, o Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, que mira alvos do grupo extremista Hezbollah. Os ataques têm atingido também civis, e inclusive, dois cidadãos brasileiros já morreram desde a intensificação dos ataques a partir do dia 20 de setembro. Em 2006, quando ocorreu a última grande crise militar entre Israel e Hezbollah, em torno de três mil brasileiros deixaram o território.

Sair da versão mobile