
A chanceler afirmou: “Temos realizado aberturas importante para os produtos brasileiros”. Em 2023, o México isentou, temporariamente, o pagamento de impostos de importação de determinados produtos da cesta básica do país. A isenção é válida até 31 de dezembro de 2024 e foi fundamental para a segurança alimentar e o controle da inflação mexicana, mas acabou ampliando a competitividade brasileira no mercado local.
Ao longo dos anos, Brasil e México competiram para atrair investimentos de importantes multinacionais, enquanto viam certos setores como concorrentes nos mercados estrangeiros.
No entanto, a visão de Lula de promover a integração sul-americana foi prejudicada pela vitória de Javier Milei na Argentina, que se opõe aos planos do Brasil para a região. Além disso, a constatação de que a Venezuela continuará em um impasse político também impactou as ambições de normalização do governo de Nicolas Maduro na América do Sul. Durante o auge do regime chavista, a Venezuela foi o quinto maior destino de exportações do Brasil.
Assim, para o Brasil, uma aproximação comercial com o México pode ter um significado geopolítico, especialmente em um momento de tensões entre as diversas capitais da região. Há a esperança de que o novo governo mexicano também apoie os projetos de Lula para restabelecer o diálogo na América Latina.
Lula inicia viagem neste domingo
O presidente brasileiro parte neste domingo e, na segunda-feira (30), a ApexBrasil realiza um encontro na Cidade do México reunindo cerca de 300 empresários brasileiros e mexicanos de diferentes setores produtivos.