Brasil se prepara para observar eclipse parcial da Lua nesta terça-feira, confira os detalhes e como acompanhar o fenômeno.

Segundo a astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, não será necessário nenhum equipamento especial para assistir ao eclipse. Basta olhar para o céu, desde que as nuvens não atrapalhem a visão. É importante ressaltar que, diferentemente de um eclipse solar, a observação direta da Lua durante um eclipse lunar não representa perigo para os olhos.
Vale ressaltar que eclipses lunares e solares ocorrem em sequência, sendo que o próximo eclipse solar está previsto para o dia 2 de outubro. Dessa forma, os amantes da astronomia terão ainda mais oportunidades de contemplar esses fenômenos celestes nos próximos dias.
No entanto, o céu poderá estar nublado ou prejudicado pela fumaça das queimadas em algumas regiões do Brasil. Nesses casos, os interessados poderão acompanhar o eclipse parcial da Lua em tempo real pela internet, por meio da transmissão ao vivo realizada pelo Observatório Nacional em seu canal oficial no YouTube a partir das 21h30.
Durante o eclipse parcial da Lua, apenas uma parte do satélite natural da Terra será coberta pela sombra mais escura do nosso planeta, conhecida como umbra. Conforme a Lua avança na umbra, uma parte dela escurece, criando um efeito visual interessante que poderá ser observado a olho nu.
No Brasil, o evento completo será visível em todo o território nacional, com destaque para o ápice do eclipse parcial, onde aproximadamente 3,5% da área total da Lua estará coberta pela sombra. Dessa forma, os brasileiros terão a chance de testemunhar esse espetáculo da natureza e aumentar ainda mais o seu fascínio pelo universo.