DestaqueUOL

Governadores impulsionam candidaturas a prefeito de seus partidos em 17 estados brasileiros, aponta levantamento.

Os Governadores e as Eleições Municipais

A atuação dos governadores estaduais tem sido determinante nas candidaturas a prefeito nos estados brasileiros. De acordo com dados levantados pelo cientista político Murilo Medeiros, da Universidade de Brasília, em 17 das 26 unidades da Federação com eleições, a legenda do governador lidera no número de candidatos a prefeito.

Um dos destaques desse levantamento é o estado de Alagoas, onde o MDB do governador Paulo Dantas lançou candidatos a prefeito em 31,6% dos municípios, totalizando 82 cidades. No Pará, o MDB de Helder Barbalho é responsável por liderar em 28,2% das cidades, seguido pelo Acre, onde o PP do governador Gladson Cameli disputa em 28,1% dos municípios.

No entanto, houve exceções significativas. Em São Paulo, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), o PSD foi o partido com o maior percentual de candidatos, estando presente como cabeça de chapa em 19,3% das cidades. Já em Minas Gerais, sob a administração de Romeu Zema (Novo), o PSD também lidera com 11,5% das cidades onde disputa.

Segundo Medeiros, a influência dos governadores nas eleições municipais é evidente. O respaldo dos chefes estaduais impulsiona as máquinas partidárias no registro de candidatos para a corrida eleitoral, reforçando a importância das lideranças locais nesse processo democrático.

Por: Equipe de Jornalismo – Publicado em 10/11/2021

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo