DestaqueUOL

Distrito Federal adere à definição de antissemitismo da IHRA em pacto assinado pelo governador Ibaneis Rocha nesta terça-feira

O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), oficializou a adesão à definição de antissemitismo da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA), a Aliança Internacional para a Memória do Holocausto. O pacto foi assinado durante uma reunião realizada nesta terça-feira (10) em Brasília.

O presidente da Conib (Confederação Israelita do Brasil), Claudio Lottenberg, e o advogado Alberto Zacharias Toron estiveram presentes no gabinete do governador para selar essa importante adesão, que teve o apoio do diretor-geral da Conib, Sergio Napchan, e da presidente da Associação Cultural Israelita de Brasília (Acib), Tamara Socolik.

A partir de agora, o Distrito Federal passa a adotar a definição de antissemitismo proposta pela IHRA, que inclui o ódio aos judeus e as manifestações físicas e retóricas direcionadas a indivíduos e instituições judaicas. Além disso, o governo local se compromete a proteger seus cidadãos contra atos de ódio e intolerância, incluindo o antissemitismo, por meio de mecanismos adequados.

Essa adesão coloca o Distrito Federal ao lado de outros estados brasileiros, como Paraná, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais, que já haviam firmado o compromisso com a IHRA.

MEMÓRIA

A abertura da exposição “Uma Vertigem Visionária – Brasil: Nunca Mais”, no Memorial da Resistência em São Paulo, contou com a presença da professora da USP e pesquisadora Giselle Beiguelman. A mostra reúne testemunhos de pessoas que foram presas durante a ditadura militar, arquivos de processos judiciais e obras de ex-perseguidos políticos e artistas.

O evento também foi prestigiado pela diretora do Memorial da Resistência, Ana Pato, e pelo professor e curador da exposição, Diego Matos, que receberam diversos convidados, incluindo o diretor-executivo do Núcleo Memória, Maurice Politi, o cientista político Petrônio Pereira de Souza, a advogada Rita Sipahi, a psicanalista Leda Corazza e o pintor Claudio Tozzi.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo