Professora brasileira ensina alunos venezuelanos refugiados na área rural do Distrito Federal

Maria Janerrandra, que fala espanhol, enfrenta o desafio de ensinar alunos venezuelanos de 6 a 18 anos, vindos da etnia Warao Coromoto, que buscam refúgio no Brasil devido à crise que assola a Venezuela. Além de não falarem português, muitos desses jovens não estão alfabetizados, o que torna o processo de aprendizado ainda mais complexo.
Para a professora, a sala de aula convencional não é mais uma opção viável diante dessa realidade. Ela afirma: “Tudo é muito novo para eles. Acho que hoje em dia, eu não me imagino numa sala normal, fazendo aquela coisa tradicional”.
Outra história inspiradora é a da professora Gina Vieira Ponte, idealizadora do projeto “Mulheres Inspiradoras”, que utiliza a leitura de livros para apresentar aos alunos histórias de mulheres que mudaram o mundo. Uma ex-aluna de Gina, Joyce Barbosa Pereira, teve a oportunidade de ilustrar a capa do livro que foi o resultado desse projeto. Através da inspiração da professora, Joyce descobriu sua vocação para o magistério e hoje busca ser uma educadora capaz de inspirar e promover transformações sociais.
O programa também aborda a rotina complexa do professor de Sociologia Osvaldo Lima de Oliveira, que precisa dividir seu tempo entre as aulas, as reuniões de coordenação, o planejamento das atividades e a correção de provas. Para ele, ultrapassar o horário de trabalho é necessário para ver os resultados e oferecer algo além do básico.
Além das dificuldades pedagógicas, o programa também destaca as questões de saúde mental enfrentadas pelos profissionais da área. Muitos deles são responsáveis por um alto número de alunos, trabalham em várias escolas e possuem carga horária exaustiva, podendo ultrapassar as 40 horas semanais.
A exibição do Caminhos da Reportagem acontecerá neste domingo, dia 15 de outubro, às 22h, na TV Brasil. O programa pode ser acompanhado através do canal aberto, por TV por assinatura e também pela parabólica. Uma oportunidade de conhecer histórias inspiradoras e refletir sobre a importância do papel do professor na sociedade.