DestaqueSenado Federal

Aprovado projeto que inclui abordagens femininas nos currículos escolares e cria Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.

Na última terça-feira (10), o Senado aprovou um projeto que modificará os currículos escolares, tornando obrigatória a inclusão de abordagens femininas. O texto, que agora segue para sanção presidencial, também institui a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História.

O projeto, de autoria da Câmara dos Deputados, altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com o intuito de promover a igualdade de gênero nas escolas públicas e privadas. As abordagens femininas abrangerão aspectos da história, ciência, arte e cultura do Brasil e do mundo, destacando as contribuições de mulheres em diversas áreas.

A senadora Soraya Thronicke, relatora do projeto, ressaltou a importância da iniciativa para incentivar a presença feminina em setores onde são subrepresentadas, como política, física, filosofia e matemática. Ela destacou que estereótipos e preconceitos influenciam as escolhas das meninas desde cedo, limitando suas oportunidades futuras.

No entanto, houve discordâncias durante a discussão do projeto. O senador Flávio Azevedo argumentou que a nova lei seria uma interferência indevida na educação privada e propôs uma emenda para isentar as escolas particulares das mudanças curriculares. Apesar disso, o projeto foi aprovado simbolicamente, com alguns votos contrários.

A presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressaltou que o prazo para emendas já havia se encerrado. Agora, o projeto segue para sanção presidencial e prevê a implementação das mudanças nos currículos escolares em breve.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo