
Presidente Lula realiza ato para retomar a data perdida para bolsonarismo
O presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), está organizando um ato com o objetivo de “retomar a data” que foi tomada pelo bolsonarismo. O desfile terá como temática “Independência e Democracia” e contará com a presença de temas importantes ligados ao governo, como vacinação e política internacional.
Parte dos ministros do governo e do Supremo Tribunal Federal (STF) estiveram presentes no evento. Além do ministro Alexandre de Moraes, compareceram o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, e os ministros Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin e Gilmar Mendes.
A presença do ministro Alexandre de Moraes no evento tem sido alvo de protestos em São Paulo. O ato, organizado pelo pastor Silas Malafaia, tem como objetivo pedir o impeachment do ministro e é esperada a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Por outro lado, a ministra Anielle Franco, da Igualdade Racial, não compareceu ao evento. Na última sexta-feira (6), ela confirmou a colegas ter sido vítima de assédio sexual pelo então colega Silvio Almeida, dos Direitos Humanos, que foi demitido à noite por Lula. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, amiga de Anielle e de Janja, também não compareceu.