Conjunto histórico da Fortaleza de São João e fortificações de Santa Cruz são tombados pelo Iphan no Rio de Janeiro e Niterói.

O Conjunto da Fortaleza de São João é composto por 12 edificações auxiliares de defesa, incluindo o Forte São José, o Reduto São Teodósio, a Bateria do Pau do Bandeira, entre outros. Esse conjunto será inscrito no Livro do Tombo Histórico, no Livro do Tombo de Belas Artes e no Livro de Tombo Paisagístico, Etnográfico e Arqueológico.
Já o Conjunto das fortificações de Santa Cruz, Praia de Fora e Imbuhy abrange 17 elementos, incluindo a série de fortificações conhecida como Fortaleza de Santa Cruz, o acervo de artilharia e o acervo religioso da Capela de Santa Bárbara. Além disso, inclui elementos do esquema defensivo extramuros e os fortes localizados nas proximidades, como o Reduto do Pico e os fortes de São Luís, da Praia de Fora, Barão do Rio Branco, entre outros.
Esses conjuntos históricos passam a ser protegidos e tombados, garantindo sua preservação e inserção nos registros de patrimônio cultural. No Paraná, a Capela de Nossa Senhora da Conceição do Tamanduá, em Balsa Nova, também recebeu proteção definitiva, representando o processo de ocupação da região Sul do país.
O presidente do Iphan, Leandro Grass, destacou a importância desses espaços para mobilizar a comunidade e ressaltou o potencial de desenvolvimento econômico e cultural que a preservação desses locais pode proporcionar. Com esses tombamentos, a história e a identidade desses conjuntos históricos serão preservadas para as futuras gerações.