Câmara dos DeputadosDestaque

Projeto de Lei propõe isenção de Imposto de Importação para painéis solares, visando incentivar energia fotovoltaica no Brasil.






Projeto de Lei propõe isenção de Imposto de Importação para painéis solares

04/09/2024 – 15:45

Mário Agra / Câmara dos Deputados

Delegado Caveira é autor da proposta

O Projeto de Lei 1583/24 propõe a isenção do Imposto de Importação (II) para os painéis solares desmontados ou montados necessários à instalação dos sistemas de energia fotovoltaica. Em fase de análise na Câmara dos Deputados, a medida tem o objetivo de reduzir os custos para o consumidor final e incentivar a adoção de tecnologias sustentáveis, bem como fomentar a transição energética para fontes mais limpas e renováveis.

Segundo o autor da proposta, deputado Delegado Caveira (PL-PA), a capacidade instalada de energia solar no Brasil é de 10,3 GW, sendo que 99% dos módulos são provenientes da China, resultando em importações que totalizaram US$ 5 bilhões em 2022, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Anteriormente isentos, desde janeiro de 2024 os painéis solares montados passaram a ser tributados com uma alíquota de 10,8% de Imposto de Importação, além de cotas que visam limitar as compras no exterior. Essa mudança tem como objetivo impulsionar a produção nacional, conforme previsto pelo MDIC.

Próximos passos
O projeto segue tramitação em caráter conclusivo e será avaliado pelas comissões de Minas e Energia, Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta também necessita ser aprovada pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Geórgia Moraes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo