DestaqueDiário do Rio

Petrobras transfere suas operações aéreas do aeroporto de Cabo Frio para Maricá visando otimização e redução de custos.







Petrobras transfere operações aéreas para Maricá

Petrobras transfere operações aéreas para Maricá

Por Repórter X

O Aeroporto Laélio Baptista ou Aeroporto de Maricá será o novo centro de operações áreas da Petrobras rumo ao campo petrolífero de Búzios, em alto mar. As operações eram executadas a partir do aeroporto de Cabo Frio. A mudança anunciada, nesta terça-feira (3), permitirá que a petroleira reduza o tempo de viagem dos funcionários e os custos operacionais da empresa, uma vez que a cidade de Maricá está localizada mais próxima das áreas de exploração petrolífera.

No cenário de extração de petróleo do pré-sal, o campo de Búzios representa uma das áreas mais promissoras. Com a mudança, o terminal de Maricá ocupará a terceira posição no ranking dos aeroportos mais movimentados da companhia, perdendo somente para os heliportos de Farol de São Tomé, em Campos, e do aeroporto Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio.

De acordo com a estatal, o novo ponto de operação já permitiu a redução em 2 horas no tempo de deslocamento dos seus trabalhadores. O Campo de Búzios representa a grande aposta da empresa para ultrapassar a capacidade de extração do campo de Tupi até o momento.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, prevê o aumento da produção do campo para 1 milhão de barris de petróleo por dia no terceiro trimestre de 2025. Chambriard projeta que a extração chegará a 1,5 milhão de barris por dia.

A chegada do navio-plataforma FPSO Almirante Tamandaré e o início de sua operação permitirá à petroleira aumentar exponencialmente sua produção. A plataforma, do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência), será a primeira unidade de alta capacidade a ser instalada no campo, com potencial para produzir até 225 mil barris de óleo por dia e processar 12 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Este artigo foi escrito e publicado em 3 de agosto de 2021.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo