DestaqueUOL

Governador sobrevoa regiões atingidas por incêndios em SP; 34 cidades em alerta máximo por queimadas






Governador de São Paulo sobrevoa regiões atingidas por incêndios

Governador de São Paulo sobrevoa regiões atingidas por incêndios

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) realizou um sobrevoo na manhã deste sábado (24) sobre regiões do interior de São Paulo que foram afetadas pelos incêndios de grande proporção registrados na sexta-feira (23).

Segundo o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, atualmente, 34 cidades estão em alerta máximo para queimadas, sendo que 24 delas enfrentam focos ativos de incêndio. Essas localidades sofrem com baixa umidade do ar e alto risco devido à onda de calor que afeta todo o estado.

O número de municípios em alerta máximo neste sábado é maior do que o registrado na sexta-feira (23), quando eram 30.

Acompanhado do coronel Henquel Ricardo Pereira, coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, Tarcísio sobrevoou a região afetada. No entanto, não foram divulgados detalhes sobre quantas cidades estão sendo monitoradas pelo governador.

Na sexta-feira, a situação levou o governador a criar um gabinete de crise para atuar nas queimadas. Os incêndios de grandes proporções cobriram cidades de fumaça, bloquearam rodovias e resultaram na morte de dois funcionários de uma usina que tentavam combater o fogo em Urupês.

Mais de 7.300 profissionais e voluntários estão mobilizados no combate às chamas e na assistência à população, de acordo com o governo de São Paulo. O gabinete de pronta resposta, instalado na sexta-feira, permanece ativo na Operação SP Sem Fogo, com especialistas da Defesa Civil e das secretarias de Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Nas cidades de Ribeirão Preto, Brodowski, Pitangueiras, Batatais e Bebedouro, o cenário era de céu encoberto por fumaça e poeira na tarde de sexta-feira. Em localidades como Campinas e Jundiaí, a mais de 200 quilômetros de distância de Ribeirão Preto, também houve impacto no céu devido aos incêndios.

Na capital paulista, o pôr do sol ganhou tonalidade avermelhada, reflexo da fumaça dos incêndios na região amazônica e local. Em diversos pontos da cidade, a presença de fuligem era perceptível, indicando uma piora na qualidade do ar.

Como diminuir os impactos negativos dos dias secos

Alguns cuidados podem ajudar a evitar problemas respiratórios durante períodos de seca e incêndios. Confira algumas dicas:

  • Qualidade do ar

    Mantenha-se informado sobre o nível de poluição em sua cidade.

  • Exercícios

    Evite praticar atividades físicas ao ar livre entre as 10h e as 16h.

  • Janelas

    Mantenha os ambientes bem ventilados.

  • Umidade do ar

    Espalhe bacias com água e toalhas molhadas pela casa.

  • Imunidade

    Valorize a ingestão de frutas e verduras.

  • Hidratação

    Mantenha-se bem hidratado, bebendo água regularmente.

  • Idosos

    Observe sinais de desidratação e procure cuidados médicos se necessário.

  • Vias aéreas

    Faça inalação e mantenha as narinas limpas com soro fisiológico.

  • Pele

    Use hidratante após o banho para cuidar da pele ressecada.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo