DestaqueUOL

Aplicativo VenApp é criticado pela Anistia Internacional por permitir denúncias contra manifestantes na Venezuela

Anistia Internacional denuncia aplicativo venezuelano

No centro de uma polêmica envolvendo direitos humanos na Venezuela, o aplicativo VenApp foi alvo de críticas da Anistia Internacional. Segundo a organização, o VenApp “parece ter sido reaproveitado com funcionalidades adicionais após o anúncio da reeleição, permitindo que os usuários fizessem denúncias contra manifestantes”.

A repercussão foi imediata e o aplicativo foi retirado tanto do Google Play quanto da App Store após uma série de queixas. No entanto, mesmo após a remoção, o VenApp permanece ativo para os usuários que já haviam baixado o aplicativo em seus dispositivos.

O chefe da Iniciativa do Vale do Silício da Anistia Internacional, Matt Mahmoudi, destacou a preocupação com a possível cumplicidade das empresas de tecnologia envolvidas. Segundo ele, o fato de os desenvolvedores terem revisado o aplicativo para adicionar essa nova função e as plataformas de tecnologia o terem disponibilizado amplamente levanta questionamentos sobre o cumprimento das responsabilidades de direitos humanos por parte dessas empresas.

“Se estivessem, teriam avaliado o risco de esse aplicativo ser usado pelo governo venezuelano não apenas para limitar a liberdade de expressão e de reunião pacífica, mas também para contribuir potencialmente para prisões ilegais, detenções e outros abusos graves de direitos humanos”, ressaltou Mahmoudi.

O incentivo à denúncia de manifestantes no aplicativo, segundo o representante da Anistia Internacional, coloca o governo venezuelano em risco de violar a lei internacional de direitos humanos. A possibilidade de usar o VenApp como plataforma para ações arbitrárias e repressivas é algo que preocupa a organização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo