Deputado Danilo Forte reconhece desafio de consenso em debate sobre redistribuição de vagas para deputado na Câmara dos Deputados.





Debate na Câmara sobre distribuição de vagas para deputado gera divergências

Debate na Câmara sobre distribuição de vagas para deputado gera divergências

12/08/2024 – 20:39

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Danilo Forte reconhece dificuldade de consenso

Na tarde desta segunda-feira (12), participantes de uma audiência pública na Câmara dos Deputados se reuniram para discutir a necessidade de uma mudança na distribuição das vagas para deputado por estado. O debate foi promovido pela Comissão de Constituição e Justiça, com o objetivo de analisar o projeto de lei PLP 148/23, que propõe definir quantos candidatos os estados e o Distrito Federal terão, com base no Censo de 2022.

Apesar de a distribuição atual não ter sido alterada desde 1993, muitos argumentam que as mudanças na demografia brasileira demandam uma revisão. O relator do projeto, deputado Danilo Forte (União-CE), enfatizou a urgência da situação, citando o prazo imposto pelo Supremo Tribunal Federal para que o Congresso faça a redistribuição das vagas até junho do próximo ano. Do contrário, o Tribunal Superior Eleitoral tomará medidas.

O projeto em questão não propõe alterar o número total de deputados (513), nem os limites mínimo e máximo de representantes por estado (8 e 70, respectivamente), apenas redistribuir as vagas. Com isso, alguns estados perderão e outros ganharão vagas. Por exemplo, São Paulo manterá seus 70 deputados, enquanto estados como Pará e Santa Catarina ganharão quatro deputados cada um.

Reportagem – Paula Moraes
Edição – Ana Chalub


Sair da versão mobile