Prefeito Nunes critica pena alta para invasores e obrigatoriedade da vacina em entrevista polêmica para podcast e canal de extrema direita.

“No 8 de janeiro, deram penas altíssimas [aos invasores]”, declarou. “E o (Guilherme) Boulos não cumpriu um dia de pena, porque também invadiu o Ministério da Fazenda, depredou. Precisa ter equilíbrio nessas decisões”, afirmou. A declaração foi dada no podcast de Paulo Figueiredo.

“Hoje sou contra a questão da obrigatoriedade [da vacina para covid-19]”, disse. “Tenho muita tranquilidade, depois de toda experiência, e tenho humildade para te falar isso”, declarou Nunes a Figueiredo.

Para o canal de extrema direita “Te Atualizei”, ele classificou a decisão da obrigatoriedade de vacinas como “ação errada e equivocada”. O canal é comandado pela jornalista e influenciadora digital Bárbara Destafani, que chegou a ter as redes suspensas em janeiro de 2023 pelo ministro Alexandre de Moraes por suposta disseminação de fake news. A entrevista ocorreu na quarta-feira (18).

O prefeito reafirmou a posição em agenda com o governador Tarcísio de Freitas nesta quinta (18). Ele declarou que errou ao instituir na cidade o passaporte da vacina durante a pandemia. “Se fosse hoje, eu não teria feito o passaporte da vacina”, disse o emedebista. Durante a agenda, Nunes e Tarcísio conversaram com Bolsonaro por vídeochamada.

Postura contrasta com tentativa de Nunes de se apresentar como candidato de centro ao longo da campanha. Reportagem da Folha de S. Paulo mostrou que os acenos ao bolsonarismo desagradaram parte da campanha. Líderes de partidos de centro e centro-direita temem que declarações mais radicalizadas do prefeito afugentem o eleitor moderado.

*Participaram desta cobertura Ana Paula Bimbati, Anna Satie, Bruno Luiz, Caíque Alencar, Fabíola Perez, Rafael Neves, Saulo Pereira Guimarães e Wanderley Preite Sobrinho e Letícia Polydoro (colaboração para o UOL)

Na última quinta-feira, durante uma entrevista no podcast de Paulo Figueiredo, o prefeito Nunes fez declarações polêmicas sobre penas altas dadas a invasores e a questão da obrigatoriedade da vacina para Covid-19. Segundo ele, houve falta de equilíbrio nessas decisões, citando ainda o caso do líder Guilherme Boulos que não cumpriu pena após invadir o Ministério da Fazenda. Além disso, Nunes afirmou ser contra a obrigatoriedade da vacina, destacando sua experiência e humildade para defender essa posição.

Em outra ocasião, para o canal de extrema direita “Te Atualizei”, o prefeito classificou a decisão de tornar as vacinas obrigatórias como uma ação errada e equivocada. A entrevista, realizada na quarta-feira (18), foi conduzida pela jornalista Bárbara Destafani, conhecida por ter tido suas redes suspensas por disseminação de fake news.

As declarações do prefeito contrastam com sua tentativa durante a campanha de se apresentar como um candidato de centro. De acordo com uma reportagem da Folha de S. Paulo, os acenos ao bolsonarismo têm desagradado parte da campanha, levantando preocupações entre líderes de partidos de centro e centro-direita sobre o afastamento do eleitor moderado.

Durante uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas, Nunes reafirmou sua posição contrária ao passaporte da vacina, admitindo que erraria se tivesse a chance de decidir novamente. A postura do prefeito tem gerado debates e críticas, evidenciando a complexidade do cenário político atual.

Sair da versão mobile