Operação Limpidus II: Choque de ordem no Complexo de Manguinhos resulta na demolição de estruturas ilegais e combate ao crime organizado.


O Complexo de Manguinhos, localizado na Zona Norte da capital, foi alvo da “Operação Limpidus II”, na manhã desta segunda-feira (5). A ação, coordenada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e pelas polícias Civil e Militar, teve como objetivo combater os crimes de tráfico de drogas, roubos de carga e veículos, e desarticular a atuação de lava-jatos clandestinos na região.
Conhecida pelo alto índice de criminalidade, a Avenida Leopoldo Bulhões, uma das vias mais movimentadas do Complexo, foi o principal foco das operações de ordenamento e segurança pública. Durante a ação, foram desmantelados 15 lava-jatos ilegais, que tinham conexões com atividades criminosas e serviam como rota de fuga para criminosos.
Além disso, cerca de 85 construções irregulares, erguidas em áreas públicas e em condições precárias, foram identificadas e demolidas. A operação também resultou na apreensão de máquinas de caça-níquel e no corte de ligações clandestinas de luz e água.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), em parceria com a rádio Tupi, destacou que a Limpidus II visa melhorar a segurança e a mobilidade na Avenida Leopoldo Bulhões, que vinham sendo afetadas pela presença do crime organizado na região.
A “Operação Limpidus II” contou com a participação de agentes do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC), da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e da Guarda Municipal (GM).