DestaqueSenado Federal

Conselho de Comunicação Social (CCS) discute proposta de atualização da Lei 8.389 para ampliar representatividade e renovar conselheiros.




Proposta de atualização do Conselho de Comunicação Social deve ser votada

O Conselho de Comunicação Social (CCS) deve votar na próxima reunião proposta de atualização da Lei 8.389, de 1991, que instituiu o colegiado. Uma nova versão da proposta será apresentada pelos respectivos relatores. Nesta segunda-feira (5), integrantes do colegiado debateram assuntos como a ampliação do número de conselheiros de 13 para 19 e mudanças nas eleições dos integrantes.

A ideia é ampliar o conselho para contemplar segmentos da comunicação que não constam da lei aprovada no início da década de 1990. Se a proposta for aprovada no conselho, ela será apresentada ao Congresso Nacional para que seja analisada na forma de projeto de lei.

O presidente do CCS, Miguel Matos, enfatizou: “É uma proposta que a gente vai discutir ponto a ponto.”

Atualmente, o colegiado é composto por 13 membros titulares e 13 suplentes. Dentre eles, representantes de empresas da comunicação, trabalhadores da comunicação e membros da sociedade civil.

A proposta visa adicionar representantes de empresas públicas de comunicação, além de representantes de empresas e trabalhadores das áreas de telecomunicações e publicidade. Também sugere ampliar o número de representantes da sociedade para manter a proporcionalidade.

A conselheira Maria José Braga explicou: “Para que o conselho tenha a representação dos diversos setores da comunicação social, estamos propondo uma ampliação do número de representações e, consequentemente, uma ampliação do número de representantes da sociedade civil.”

No entanto, a proposta encontra resistência. O conselheiro João Camilo Júnior manifestou preocupações com o aumento de despesas para o Congresso Nacional decorrente do aumento do número de integrantes.

A proposta de mudança na Lei 8.389, de 1991, também prevê a realização das eleições para a escolha dos conselheiros até três meses antes do encerramento dos atuais mandatos, visando evitar a descontinuidade dos trabalhos do CCS.

Conselho de Comunicação Social

O CCS é um colegiado do Congresso Nacional que realiza estudos, pareceres, recomendações e outras solicitações a respeito do tema da comunicação social no Brasil. Os conselheiros são eleitos pelo Congresso dentre nomes indicados por entidades representativas dos setores da comunicação social.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo