Câmara dos DeputadosDestaque

Proposta de lei busca reter talentos no Brasil e ampliar benefícios para criadores de inovação científica.






Proposta de Lei visa ampliar ganhos econômicos de criadores de inovação científica

31/07/2024 – 19:29

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Maurício Carvalho: Brasil perde talentos para países com incentivos mais adequados

O Projeto de Lei 1386/24 tem como objetivo ampliar os ganhos econômicos de criadores de inovação científica provenientes de contratos de transferência tecnológica e licenciamento para uso e exploração de suas criações.

O percentual máximo destinado ao criador será elevado de 1/3 para ½ dos ganhos econômicos da Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT). Já a participação mínima, prevista na Lei de Inovação, permanecerá em 5%.

De acordo com a proposta, os contratos em vigor poderão ser renegociados para contemplar a participação máxima do criador.

O deputado Maurício Carvalho (União-RO) destacou que o Brasil tem enfrentado uma preocupante fuga de talentos na área de ciências exatas. Ele ressaltou que jovens altamente qualificados e com grande potencial para contribuir com a pesquisa nacional estão migrando para países que oferecem melhores incentivos e condições de pesquisa.

Carvalho enfatizou a importância de fortalecer a capacidade das ICTs em atrair e reter bons pesquisadores, apontando os incentivos financeiros como um elemento crucial para o desenvolvimento da inovação no Brasil.

Próximos passos: A proposta seguirá para análise em caráter conclusivo pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Geórgia Moraes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo